Entrevista com o vampiro – Anne Rice

Image

Uma vez comprei o terceiro ou quarto livro dessa série, A rainha dos condenados, sem ter lido o restante (não me pergunte o porquê), não consegui nem chegar na metade de tão chato. Um amigo meu é apaixonado por essa velhinha, tem quase todos ou todos e me emprestou esse. É realmente legal, apesar de umas partes looongas, descrições muito detalhadas que acho ser típico da autora, então uma boa parte do livro, pra mim, caiu na mesmice.

Achei bem intenso, profundo e filosófico, marquei umas frases (não sei onde), super me identifiquei com Louis. Louco, louco. Posso resumir o sentido da história em como as decisões tomadas pelo calor do momento, ou por infinita tristeza ou por infinita alegria, trazem consequencias pra sua vida e você tem que aprender a lidar com elas. Louis, Lestat e Claudia formam um trio que tentam aprender a viver suas vidas imortais da melhor forma possível, sendo procurando respostas pra elas, se remoendo, seja dando de ombros pra isso tudo e simplesmente vivendo.

Anne Rice escreve a historia com um certo apelo sexual que te envolve de verdade, mesmo que essa tensão seja entre dois caras e uma criança de cinco anos! É sexual, é amoroso, mas não de amor romântico idealizado por todo mundo. A não ser, é claro, quando chega no final, quando Louis claramente se apaixona por outro vampiro. Mas eles não terminam juntos, gente! Ele renuncia viver esse amor, simplesmente porque não é pra ser.

Não consigo comparar com outras histórias de vampiro que já li, acho que são coisas bem diferentes. Crepúsculo e Insaciável são livros infanto-juvenis, então acho que atendem bem a isso. Porém toda a filosofia, a intensa busca pela verdade e recusa de ser um vampiro de Louis é tudo que Edward Cullen procurou expressar, mas falhou.

Deixe um comentário

