Restaurando/limpando livros em casa

Já vi alguns vídeos por aí sobre restauração de livros e resolvi tentar e mostrar minha experiência. Eu peguei um livro que comprei em um sebo em frente a faculdade um tempo atrás que está conservado mas com aquele aspecto de amarelado do tempo nas laterais. Confesso que eu gosto desse aspecto, porém umas manchinhas me incomodavam.

Livro usado escolhido

Livro usado escolhido

Detalhe do livro: páginas amareladas e com manchas

Detalhe livro amarelada e com manchas

O material usado foi apenas o livro e uma lixa para madeira da mais fina (essa você encontra em qualquer loja de material de construção), que eu dobrei e comecei a usar nas páginas, sempre pressionando e juntando todas (uma hora deixei mais frouxo e amassei, quase rasgando, a página).

Lixa de madeira fina

Lixa de madeira fina

Lixa dobrada e iniciando o processo.

Lixa dobrada e iniciando o processo.

A partir daí lixei até conseguir um resultado satisfatório…

Lixa mais...

Lixa mais…

Depois de mais um tempo lixando (haja braço e paciência)

Depois de mais um tempo lixando (haja braço e paciência)

Meu resultado foi bem feliz e achei que vale muito a pena gastar um tempinho naquele livro que pagamos tão barato para ele ficar mais agradável (já que os antigos donos não deram importância).

Aqui eu só dei destaque para a parte superior do livro que era a mais suja.

Resultado final: páginas menos amareladas e com menos manchas.

Resultado final: páginas menos amareladas e com menos manchas.

Em alguns vídeos que vi as pessoas passam álcool no interior das páginas, pasta de limpeza na capa… porém ainda não testei e digo que tenho medo de estragar, pois nem todos os materiais são tão resistentes. Um dia, quando testar, eu volto para dizer o estrago (ou melhoria rs).

Deixo então alguns tutoriais para vocês se guiarem.

E se você quer tirar aquela etiqueta que as livrarias colocam e tirar o mau cheiro de livro velho, eu também fiz um post sobre isso e você vê aqui 🙂

Beijos,

Bia

  1. Pingback: Dicas para ler barato | Livro do dia

  2. Pingback: Higienização de livros – Como tirar cheiro forte | Livro do dia

  3. Vários blogs falam sobre a lixa d’água, mas o seu Post sobre como usá-lá foi o melhor que eu vi. Parabéns! Realmente me ajudou muito.

  4. Carol

    Nossa, me salvou! Muito obrigada! Mesmo! 🙂

  5. Oi. Tenho uma amiga que faz isso e a coisa realmente funciona. rsrs

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

  6. Boas dicas… vou usar em uns livros que quero recuperar.
    bjoss
    http://deamoresevicios.blogspot.com.br/

  7. Nossa, gostei demais! Até compartilhei no twitter. Parabéns pela postagem! =)

    Beijos,

    Isie Fernandes – de Dai para Isie

  8. Blog Entre Sonhos

    Que ideia ótima! Tenho alguns livros mais antigos aqui e vou fazer isso!
    beijos!

    http://www.entresonhos.com/

  9. Aii adoreii! Tem um livro meu ficando com manchas, quero logo tirar…muito simples e fácil essa prática. Verei os videos para saber um pouco mais.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

Deixe um comentário

