Em Chamas (Jogos Vorazes #2)– Suzanne Collins

Capa nacional do livro, publicado pela editora Rocco Jovens

Capa nacional do livro, publicado pela editora Rocco Jovens

Finalmente uma resenha nova no blog, né? AINDA tentando terminar Morte Súbita, aí engatei na leitura de Em Chamas e adivinha? Amei e não quis mais soltar.

Para quem não tinha gostado tanto assim de Jogos Vorazes e começou o segundo livro sem muitas esperanças, me surpreendi com a rapidez com que eu li e como eu ficava ansiosa pelos próximos capítulos (toda hora eu falava “só mais um capítulo” e PÁ eu não conseguia não começar outro e outro).

Em Chamas fala de Katniss e Peeta depois de serem vitoriosos no 74° Jogos Vorazes, tendo que comparecer a desfiles e entrevistas, lidar com a súbita riqueza e ainda fingir o romance. Enquanto isso, Katniss vai descobrindo que em vários distritos estão ocorrendo levantes, que são manifestações contra a Capital.

No 75° jogo eles acham que serão mentores, porém a regra diz que a cada 25 anos há o Massacre Quaternário, onde um homem e uma mulher vitoriosos de cada distrito irão participar. Simmmm, vitoriosos! Isso me pegou de surpresa (vamos agradecer aos amiguinhos que não contaram spoiler e também por eu não ter lido a sinopse). Nisso, uma Katniss muito mais madura e segura do que no primeiro livro tem um plano para proteger Peeta e fazer com que ele seja o vencedor. Peeta ainda mais apaixonado, fofo e sincero, faz de tudo para deixar Katniss viva. Amo como a história foi contada, em terceira pessoa, e que vamos descobrindo tudo que acontece junto com a protagonista. E, também, por ser em terceira pessoa, o livro pode ser um pouco melodramático e repetitivo, pois só temos o ponto de vista de Katniss e seu coração dividido entre Gale e Peeta.

O livro tem muita ação, tem romance, amor fraternal, até uma pitada de humor, tudo bem dosado, de uma forma que deixa você com mais e mais vontade de ler para saber como será o final. Por não ter lido a sinopse antes nem ter lido comentários do livro, achei que a história tem vários elementos surpresas.

Katniss Everdeen é uma das minhas protagonistas femininas preferidas agora. É forte, determinada, comete lá os seus erros, mulher e sua vida não gira em torno do seu amor pelo mocinho (ou mocinhos). You go, Katniss!

Claro que o livro tem vários clichês, que nem me importei: triângulo amoroso, protagonista que resolve todos os problemas, o vilão e os rebeldes. Por falar em rebeldes, SUPER MEGA identifiquei os levantes com o momento que vivemos no nosso país, todas as manifestações contra uma política falha e dominadora, a favor de educação e qualidade de vida.

Indico muito, viu? Se não gostou de Jogos Vorazes, como eu, ou não leu porque encheu o saco de tanto ouvir falar, não desanime, Em Chamas é muito melhor e ouso dizer que ainda é melhor que A Esperança.

Agora é só esperar o filme que estreia aqui no Brasil no dia 15 de novembro, em primeira mão, e esperar que seja tão bom quanto o livro!

  1. Pingback: A Esperança (Jogos Vorazes #3), por Suzanne Collins | Livro do dia

  2. Eu li Jogos Vorazes e amei, porém não tenho vontade de ler as continuações por medo que a qualidade decaia. Será que estou errada em fazer isso?

    Beijoos;
    Lizz
    http://livrosecores.blogspot.com.br/

  3. Patty

    Beatriz,

    Você se inscreveu para participar da Turnê Virtual, o e-mail com os dados já foi enviado e também o código para o sorteio. Preciso lhe add ao grupo da Turnê Virtual para isso preciso que me responda ao e-mail, para mim lhe passar me Perfil do Facebook!

    Patty

  4. Olá.
    Nossa, eu rodo a blogosfera e sempre caio em algum livro dessa trilogia.
    Acho que apesar de toda minha luta pra não me entregar a esse febre não vai funcionar por muito tempo rsrsrs.

    Beijos
    Leituras da Paty

  5. Sério que vc não gostou de JV? Acontece… rs

    Eu achei esse o melhor dos 3

    bjo

    Pah Lendo e Escrevendo

  6. Trilogia PERFEITA… Li os 3 de uma vez só e me apaixonei!
    E olha que não sou fã de distopias, mas essa me ganhou!
    Beijos

    http://www.meumeiodevaneio.com.br

  7. Olá!Eu ainda não consegui me sucumbir a ler esta obra.Serio,não sei o por que,mas consegui me conectar a ela.Talvez tenha sido por que assisti ao filme primeiro e não tenha gostado.Não sei,mas quem sabe mais a frente eu decida ler,não é!

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

  8. Ainda não li nenhum da Trilogia >.<

Deixe um comentário

