Você é velho demais para ler livro infantil?

Eu sempre pasmo em como as pessoas acham assustador um adulto gostar de literatura infantil e/ou infanto-juvenil e discriminarem isso. Meu pai é sempre um que debocha de mim pelo fato de passar na sala e eu estar sempre vendo alguma animação ou desenho na TV. Imagine se ele souber que eu sou louca por livros infantis e que comecei Como treinar seu dragão, da Cressida Cowell, essa semana. Ás vezes me preocupo sim, me pergunto: e se eu for velha demais para isso? E se eu não gostar ou não aproveitar o bastante a história do mesmo jeito quando eu era criança? Mas sempre adoro. É incrível a simplicidade da narração, a sinceridade e a inteligência presentes.

IMG_20130121_215155

Por hoje ser dia das crianças, eu resolvi fazer um post sobre literatura infantil e melhor que isso: dizer o porquê de você nunca ser velho demais para ler livros de criança.

– Você não pode ter vergonha do que lê

Voltamos ao assunto Preconceito literário (oi, link). Se for Harry Potter, Alice no país das maravilhas, O pequeno príncipe, quadrinhos, manga, não se envergonhe. Afinal, você já é bem grandinho para decidir o que gosta ou não.

– Eles não são tão bobinhos quanto você pensa

Sim, distopias são geralmente obscuras e sombrias, com sociedades cheias de problemas e assassinatos – alguns até se colocam contra como eu já li em um artigo (em inglês, aqui) – assim como mandar cortar a cabeça das pessoas também o é (Alice no País das Maravilhas) e mandar arrancar o coração da enteada (Branca de Neve) idem. Alguns até mesmo querem proibir livros com temas mais fortes, mas isso é assunto para o post sobre a Banned Book Week (segura o link)

O que eu quero dizer é: não se enganem por achar que o livro pode ser ingênuo demais, pois crianças também passam ou passarão por momentos difíceis e tristes na vida e isso deve ser bem documentado e de conhecimento na literatura infantil também.

-Você interpreta as histórias de jeito diferente

E isso é ótimo! Você provavelmente vai ler o livro de uma forma diferente do jeito que você leu quando tinha 6 ou 8 anos e notará muitas coisas que antes não notou, aconteceu isso comigo ao ler O Pequeno Príncipe.

-Você pode se DIVERTIR

Simples assim. Livros para criança são livros maravilhosos quanto aos personagens, história e aventuras envolvidos.

-É bom se sentir nostálgico

Já perdi as contas de quantas vezes já ouvi pessoas mais velhas falarem dos desenhos animados, jogos e personagens da televisão da época deles, sempre iniciam com um “ah, na minha época que era bom”. Então porque não se sentir nostálgico quanto aos livros lidos e experimentar a sensação boa toda de novo? Lembro que um dos meus livros favoritos na infância era A marca de uma lágrima, do Manuel Bandeira, e eu sinto cheiro da biblioteca pública da minha cidade quando penso nele, assim como lembro de uma época fantástica. Não vejo a hora de lê-lo novamente.

-Leia de uma só vez

É luxo ler um livro numa só sentada e a maioria dos livros infantis te proporciona isso. Pode ser uma oportunidade única não ser interrompido de uma leitura do início ao fim, sem ter que lavar a louça, cuidar dos filhos, limpar o xixi do cachorro ou terminar aquele trabalho que você levou para casa.

-Eles tem ilustrações incríveis

Okay, de repente você se deprima, como eu, por não ter nem um tiquinho de talento para desenhar, mas você com certeza apreciará ilustrações maravilhosas ao longo do livro.

-Nunca é tarde para começar

Se você não lia quando criança e do nada percebe que não leu os clássicos infantis, você pode fazer isso agora! Vai, não se arrependerá. Eu, por exemplo, só li Alice no país das maravilhas ano passado e adorei a experiência.

agua

-Você nunca é velho demais para ler livro nenhum

De livros infantis a infanto-juvenis a young adults, leia o que você quiser. Decida se o livro é para você independente da  faixa etária, não faça como o senhor aqui.

Sou a favor de dar uma chance a tudo, pois idade não define quem você é. Então coma chocolate, chupe pirulito e faça castelinhos de areia.

Agora me diz, você gosta de livros infantis? Me conte o porquê !

  1. Silvana Crepaldi

    Eu amo livros infanto-juvenil, muitos deles são melhores que os livro adultos. Foi pensando assim que um monte de editor recusou Harry Potter e olha o sucesso.

    Blog Prefácio

  2. De fato, idade não define teu grau de maturidade ou inteligência; e gostar de um tipo de literatura ou música muito menos. Apesar de eu gostar de vários livros “adultos”, não abandono a literatura infantil – continuo lendo e escrevendo.

Deixe um comentário

