Resenha + Sorteio – O enigma da Adormecida – Crônicas do Reino do Portal #1 – Simone O. Marques

Capa do livro

Capa do livro

Sinopse
Oito jovens desconhecidos em um mundo estranho. Magias, feitiços, desafios e sombras irão acompanha-los numa aventura de descobertas e conflitos.

Oi? Já acabou? Okay, vou tentar resumir (bem) a história sem spoiler.
Oito jovens acordam em um mundo estranho, eles não se conhecem, não sabem onde estão, só se lembram do ultimo lugar que estiveram antes de acordar naquele celeiro e serem atacados. Quer dizer, 7 deles acordam, uma continua em sono profundo. Diante de vários fatos, eles conseguem chegar ao Castelo do Portal e aos poucos conseguem respostas as suas questões e descobrem que para voltar para casa terão que acordar a Bela Adormecida.

 “Quando aquela que está sob feitiço despertar, novos caminhos se abrirão.”

 Não sei se foi devido à sinopse tão curtinha e nada reveladora, mas desde os primeiros momentos da leitura eu fiquei realmente curiosa e encantada. Não conseguia parar de ler até que alguma coisa fosse esclarecida. Nem os nomes dos personagens eu sabia! Só o que me era dado eram características físicas ou da personalidade de cada um. Personagens estes que nós vamos conhecendo bem ao longo da história, ao mesmo tempo que vamos conhecendo aquele reino, de uma forma maravilhosa e nada cansativa. Simone construiu personagens verdadeiros e reais, fez cada um com seu problema e seu fardo a superar. No desenrolar da história vamos entendendo a atitude de cada um e entendendo o porquê do nome do livro (adoro quando tenho aquele ESTALO, sabe?!). E aí a história só vai ficando boa, tem bosque sombrio, drama, ninfas, lordes das trevas, feitiços, seres fofos e mágicos e a amizade dos desconhecidos só cresce, unidos por um único objetivo: despertar aquela que dorme e, claro, voltar pra casa.

Algumas vezes eu achava que coisas se repetiam, mas nada que me incomodasse tanto, como os questionamentos, só que é perceptível que faz parte da luta interna de cada um, que é o enriquecimento do personagem.
Muito amor para a personagem mais pentelha, a Mônica (falar nome do personagem não configura spoiler, né?!). Irritadiça, não se dobra para qualquer um, rebate tudo, reclama de todos, não dá o braço a torcer. Me vi tanto nela, todo esse ódio ao amor perfeito e ao contos de fadas. Vem falar mal dos homens metidos a garanhões comigo, amiga…

Outro ponto positivo, na minha opinião, foi que a todo momento achei que a escritora tirava um sarro desses contos de fadas. Não sei se proposital, mas foi o que senti. Ia desde os diálogos até a construção da história.

É claro que, como toda história, tem seu clichê romântico e fantasioso, aquele amor inexplicável que toma conta do coração dos protagonistas, mas juro que tem coisa surpreendente. Em vários momentos fiquei me perguntando como ia ser o final, o que eles iriam fazer. E aí, quando chegou o momento, eu pensei imediatamente na Caverna do Dragão (risos). Digo, é uma série (7 livros, se não me engano), então acredito que eles vão ficar um tempo nesse mundo desconhecido ainda. Realmente não sei o que esperar do próximo livro, acredito até que esse volume daria um final bem redondinho, sem pontas soltas para continuação, mas vamos aguardar.

Como eu disse, ao longo da leitura, juntamente com os personagens, é que se descobre cada cantinho do reino. Tem até mapa (a geóloga dentro de mim pula de alegria)!

Mapa do Reino do Portal

Mapa do Reino do Portal

Gostei muito da história ser narrada em 3° pessoa, assim podemos ter uma visão geral de toda a situação, não só na visão de um personagem. O que pode deixar confuso alguma vezes é a troca de cena. Deixa eu explicar: poderia ter mais espaço na hora das trocas, por exemplo, duas pessoas conversam na cozinha – espaço ou bolinha ou tracinhos – três pessoas conversam no bosque. Dá pra entender? Mas sim, adorei essa intercalação de cenas, no final dava até mais curiosidade para saber o que estava acontecendo.
E o que dizer de nomes que você sabe pronunciar, de ler “arroz, feijão e bife acebolado e comida mineira” num livro de fantasia? Ler o nome do seu país, de um estado que você já visitou é ótimo.

Ah, já falei que recomendo o livro? Corre e saiba mais sobre o livro e como comprá-lo.

————

Como eu tinha falado em um post anterior, essa leitura é conjunta com outros blogs, pela Turnê Virtual. Ainda teremos uma entrevista com a autora e a divulgação do resultado de um livro autografado por ela. Ainda dá tempo de participar, só clicar na imagem e você será redirecionado para o formulário do sorteio.

Banner - O Enigma da Adormecida

Anúncios

  1. Oi, flor!
    Adorei sua resenha! Ainda estou lendo o livro, mas minhas impressões têm sido as mesmas que você teve.
    “Não sei se foi devido à sinopse tão curtinha e nada reveladora, mas desde os primeiros momentos da leitura eu fiquei realmente curiosa e encantada.” – Essa frase resume tudo o que estou sentindo (haha). A sinopse realmente me incomodou por ser tão curta, mas isso me obrigou a ler o livro sem saber o que esperar. E o encanto foi naturalmente vindo, cada vez mais.
    Concordo com tudo o que você disse, mas preciso ainda concluir a leitura para ter uma opinião mais consistente (rs).
    É tão legal participar dessa Turnê Virtual, não? Permite conhecer livros muito interessantes.
    Beijo carinhoso!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

  2. Eu AMEI a sua resenha!
    O livro parece ser muito bom, mesmo com os clichês. Acho que eu iria adorar!
    O mapa é um espetáculo à parte rs
    Beijos

    http://www.meumeiodevaneio.com.br

  3. AHHAHAAHAH sinopses pequenas só são boas pra leitores que gostam de ler sem conhecer muito do livro rs

    ótima resenha! Nada como livros com mapas, parece que a coisa é mais bem trabalhada, flui mais. Narrativa em terceira pessoa é o q eu mais gosto nos livros. Curti a sua crítica, me parece o tipo de livro q iria me prender por horas!

    Abração!

    Pedro Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

  4. Olá é a primeiro, vez que venho aqui e gostei muito.
    Ótima promoção
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

  5. Oi.

    Não conhecia este livro dela, mas não sei se um dia vou conseguir ler. rs não é meu tipo de leitura favorito.

    Parabéns pela resenha

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

  6. Oie
    Não conhecia o livro, mas a sua resenha tão descontraída tem o poder de despertar curiosidade em qualquer um rs
    Amo sinopses nada reveladoras, porque assim consigo me surpreender. E eu simplesmente amava Caverna do dragão.
    Vou anotar aqui a dica
    bjos
    http://www.mybooklit.com

  7. Nunca li esse livro, mas adorei sua resenha!
    Sinto que não faz muito o meu estilo… Ele parece ser relacionado à história, e isso eu realmente fujo, rs.
    Mas adorei a sua resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

  8. Inês Gabriela A.

    Adorei a resenha! Acho que o livro não ia me encantar pelo simples fato de não fazer meu gênero, sou dessas que gosta de ficar na zona de conforto até não poder mais! Mas o pessoal se animou como livro!

    http://memorias-de-leitura.blogspot.com

  9. luara04

    Ai, que delícia a sua resenha! Me deu uma super vontade de lê-lo para ontem!
    Acho que esse clichê romântico ia me chamar ainda mais para o livro. ❤

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  10. Olá!

    Adorei a resenha.
    Achei muito interessante isso de o autor não falar os nomes e ir revelando os personagens por suas características. Parece instigante e nunca vi nada parecido em outros livros que li. Além disso a história parece bem construída e quem não se encanta por esses universos tão diferentes do nosso.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

  11. Não conhecia esse livro, mas ele parece ser mega massa! *-* E tem mapa!!!!! \õ/ Quero agora! haha Adorei a resenha!

    Bjs
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

  12. Oiê…. tudo bem Bia…
    Adorei a sua resenha, gostei de sua empolgação e me interessei demais pelo livro, embora eu esteja sem dindin para comprar livros esse final de ano vou deixá-lo na minha lista no skoob assim eu não me perco e vou avaliando quais eu quero comprar, mas vai que eu tenha o azar e ganhe a promoção kkkkkk. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

  13. Gostei da resenha Bia. Aprecio literatura fantástica e pelas suas palavras, o livro tem todos os ingredientes que me fazem afeiçoar com a leitura. Beijo!

    http://www.newsnessa.com

  14. Amanda T.

    Bom, o livro no geral parece bom, mas alguns detalhes que você mencionou me fazem reconsiderar: as repetições e o amor inexplicável. Vou dar uma pesquisada antes de me decidir!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    • Quando digo inexplicável, é porque é sempre repentino, né?! É meio “amor a primeira vista”, mas como é um mundo de fantasia, tem uma explicação mágica para a ligação dos dois protagonistas 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: