Livro x Adaptação – Como treinar seu dragão, por Cressida Cowell

Capa do livro

Capa do livro

Como boa criança que sou, esse fim de semana terminei de ler Como treinar seu dragão, publicado pela Intrínseca em 2010, aqui no Brasil, e vim trazer a resenha para vocês, só que comparando-o com a animação da DreamWorks Animation, que foi aos cinemas também em 2010.

Eu FREAKING amo animação e amo mais ainda ESSA em questão. Sério, desde que assisti e descobri os livros, eu sabia que precisava ler. O livro e a adaptação, como quase sempre, são bem diferentes. Mas adianto logo: os dois são ótimos.

O enredo dos dois é um pouquinho diferente, mas a premissa é a mesma, os dois falam sobre amizade e superação. O que acho muito bom por ser uma história voltada para o público infantil, numa idade que sofre muito com zoação de um jeito pejorativo, o tal do bullying.

No livro, Soluço Spantosicus Strondus III, O inútil, filho de Stoico, O imenso, tem que passar por um teste no Dia de Thor para se tornar um Viking ou senão será exilado. Já a animação foca no menino querendo matar dragões inicialmente, não treiná-lo, o que é uma tradição dos vikings, lá na aldeia Berk. Dadas essas diferenças, o livro e adaptação correm de uma forma bem distinta, o primeiro é todo voltado para Soluço treinando o teimoso e egoísta dragão extraordinariamente pequeno, quase um dragão de jardim. No segundo temos um Banguela amedrontado e deficiente que não consegue voar e um Soluço que tem o pai mais irritante e babaca de todo reino de Thor.

Como-Treinar-Seu-Dragão2

Imagem do filme

Eu senti falta de muitos detalhes que fazem a história do livro ser uma graça, além de engraçado, mas a animação não deixa nada a desejar, é muito bem feita e adaptada. Ela inclui meninas fortes na história, o que faz meu coração feminista inflar de orgulho e murchar de vergonha pelo livro só CITAR uma mulher, a mãe de Soluço. Além disso, a adaptação colocou muito mais ação, fogo saindo das ventas e batalhas que no livro não tem…e com trilha sonora tudo fica bem melhor, né? Mas o livro tem ilustrações e diagramação lindas, muito amor.

Foto do início do livro, mostrando uma das ilustrações.

Foto do início do livro, mostrando uma das ilustrações.

Um aparte do elenco do filme, com a Astrid badass

Um aparte do elenco do filme, com a Astrid badass a esquerda de Soluço, O útil.

As histórias sendo contadas diferentes leva a finais diferentes, porém o objetivo é o mesmo: mostrar que é possível reverter situações e mostrar-se útil sendo você mesmo, assim como nos fazer perceber que uma história sempre tem dois lados e que podemos e sempre fazemos julgamentos errados. (essa sou eu aprendendo com livros infantis 2bjs).

Dou toda as estrelinhas do mundo e um coração de favorito para essa história. E ainda agradeço por poder usar o blog como desculpa para poder rever essas coisas.

Cressida acertou em cheio na linguagem infantil que encanta até adultos (!!), com isso, a história inspirou até uma série de TV transmitida pelo Cartoon Network, só que chamada Dragões, a série. Imagina como eu pulei ao saber dessa notícia?! Como não sabia dia e hora da programação, eu só vi alguns episódios por pura sorte. Porém, pesquisando nessa internet linda, descobri um site com toda a série para assistir online, podem me amar e clicar aqui.

E é claro que um sucesso desse não fica sem continuação, né? Como treinar seu dragão 2 se passa cinco anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, Soluço já um adolescente! A trama chega aos cinemas dia 20 de junho de 2014. YAY!

Confira o trailer legendado:

Espero que se divirtam tanto quanto eu.

Bia 🙂

  1. Quero comprar esse livro para meu sobrinho, mas vi que tem outra versão do mesmo livro, mas com a capa igual ao filme. Alguém sabe me dizer se o conteúdo também é diferente? O que muda?

  2. bruno

    Alerta de spoiler
    O Banguela e um dragonusmarinhs gigantescus maximus bebê.

  3. Pingback: Livros que viraram filmes disponíveis no Netflix | Livro do dia

  4. Sabrina Helena

    Oi hoje pela manhã comecei a ler o livro, terminei no fim da tarde, bom o livro e ótimos, otimo mesmo, mas o filme n tem comparação ele demonstra o bangela como um das criaturas mais temiveis da face da terra, que pode ser domada somente com o amor da mais pura amizades , percebemos isso so no final do livro, porem sempre mostrou o banguela como um animal esnomebe (achei muito engraçado o fato do unico dente q nasceu ser perdido)….poucos filmes fazem eu leia o livro, esse foi um deles
    ♥GOSTO MUITO DOS LIVROS, MAS AMO OS FILMES♥

  5. Só vi o filme e gostei muito *.*

  6. Meu sonho de consumo é ter todos os livros dessa série. O desenho é super divertido e só de ver a qualidade dos livros é difícil não querer.

    Beijos, Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

  7. Oi.

    Não conhecia até agora, mas fiquei realmente curiosa, pois deve ser muito bom.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

  8. Oi!
    Adoro essa animação. è muito boa e passa uma lição incrível. Apesar de ter o livro há muito tempo eu ainda não tive a oportunidade de ler, quem sabe agora eu não pegue ele =)

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

  9. Animação não é lá meu gênero favorito, mas Como treinar seu Dragão é realmente um filme muito bom, e eu nem imaginava que tinha livro.

  10. Eu adoro animação, só não assisti esse ainda porque não li o livro, e eu sou daquelas que primeiro tem que ler o livro rsrsrs, assim que tiver a oportunidade farei as duas coisas.

    Beijos
    http://www.leiturasdapaty.com.br/2013/10/cine-diversao-2.html

  11. Olá Bia! Olha eu sou apaixonada pelos animes.E você mencionando o Como Treinar seu Dragão é um dos meus favoritos também.
    Não sabia que a leitura e diferente da adaptação,mas fico feliz em ver que o proposito ficou o mesmo.A amizade.
    Somente assisti, ainda não li o livro.Mas indicarei esta leitura ao meu filho que esta entrando no mundo da literatura.
    Gostei bastante da postagem.Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

  12. Eu tenho muuuuuita vontade de ler essa série, nunca li nenhuma resenha na vida que não elogiasse demais o livro. Nem a animação eu vi, mas prefiro sempre ler o livro antes!
    Adorei a resenha, sua empolgação me contagiou! Beijos!

    http://www.centraldaleiturablog.blogspot.com

Deixe um comentário

