Como ser amigo de um leitor

comoserO post de hoje é sobre amizade eterna, amizade verdadeira. Ou melhor, sobre etiqueta. São alguns toques sobre como manter sua amizade com uma pessoa que lê, pois um leitor pode ser uma pessoa muito furiosa e vingativa se interrompida ou se mexerem com seu livro preferido.

-NUNCA, NUNCA, NUNCA solte spoiler. Se uma pessoa está lendo, certamente ela vai chegar na tal parte que você amou e quer compartilhar. Então, amadx, espere a pessoa chegar e vocês poderão conversar e tirar conclusões sobre a cena para todo o sempre.

-Não o interrompa na leitura. Porque conversar quando alguém está lendo? É a mesma coisa que chegar sem educação quando alguém está conversando com outra pessoa. Shut your mouth up!

-Entenda se ele não responder sua mensagem no whatsapp só porque estava lendo mais um capítulo.

large

-Não peça emprestado seu livro preferido. Do mesmo jeito que tem gente desapegada de coisas materiais, existem leitores muito apegados aos seus livros, principalmente os favoritos. Se o empréstimo vier com mil e uma recomendações, desista!

-Pegue emprestado e devolva o livro! Há uma grande chance de o leitor achar que você tem que ler tão rápido quanto ele, então não demore para ler.

-Compartilhe. Simplesmente isso. Um leitor gosta de ter amigos com quem conversar sobre o livro. Se interesse pelo que ele lê, leia os mesmos livros, pegue emprestado (mas lembre-se da dica anterior).

1378397_629720130413776_2141385734_n

-Não julgue. Gosto, principalmente gosto literário, é muito relativo. Não julgue o que as outras pessoas leem e amizades serão formadas e duradouras. (Post sobre Preconceito Literário aqui)

-Não use a orelha do livro! A não ser que você ache que vai morrer logo e não tem amor a sua vida, use a orelha do livro para marcar a página que parou. Mas se você acha que tem muito para viver ainda, use um marcador (provavelmente ele já vai estar dentro do livro), uma folha qualquer, notinha do mercado. MAS-NÃO-USE-A-ORELHA!

-Sabe tudo que você pode fazer para danificar um livro? Deixar cair coca-cola, comida, jogar na bolsa sem nenhum cuidado, amassar as páginas (ai-meu-deus, não dobre as páginas), sujar com os dedos, escrever, sublinhar…então, NÃO FAÇA.

-Seja compreensível quando ele quiser entrar em qualquer livraria que encontrar pela frente e ficar te implorando por aquele livro-que-acabou-de-lançar-e-eu-quero-taaaaanto.

-Ouça-o, ele quer falar de todos os livros que leu, que ouviu falar, que vai virar filme, série, que aquele artista preferido estava lendo, que o gato mijou na estante…

-Nunca menospreze uma choradeira. NUNCA é apenas um livro. Leitores choram com livros do mesmo jeito que alguns choram vendo novela/filme.

ACEDE

-Não diga que não vai ler o livro porque já viu o filme. Você provavelmente terá que escutar por horas um discurso de que o LIVRO É MELHOR QUE O FILME e que aquela-atriz-nunca-chegará-aos-pés-da-protagonista-no-livro.

Por fim, um lembrete amigável:

“Regras são para ser quebradas, lombadas nem tanto” (autoria desconhecida)

E aí, o que vocês não gostam que façam?

  1. Ameeei, o post! Impossível não se identificar. Enviar isso pra umas pessoinhas u.u

  2. HAHAHA, me identifiquei com vários itens, mas um deles não cabe para mim…
    Não solto spoilers por respeito aos outros, MAS não me importo de saber o final de um livro/filme/seriado antes de ler/assistir. 🙂 Eu até gosto. Fico na expectativa da cena para ter minha própria opinião. Vai entender? (rs)
    Esse lance de empréstimo é PUNK. >.< Haha. Minha mãe levou alguns livros meus e dei a ela um MONTE de marcadores. "Por favor, não use as ORELHAS dos meus livros…" *estou rezando*.
    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

  3. Eu sei bem o que é isso, já aconteceu comigo. Eu estou envolvida em uma história (lendo um livro) e a pessoa me interrompe!!!! Eu também não gosto de usar a orelha do livro!!!! (risos…)
    Gostei do seu post, diferente.
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  4. Achei algumas das coisas muito estremas, muita frescurinha RDFTGHUJIKOJHGF
    Eu acho que é por que eu não sou assim tão “maluca” pela integridade fisica de livros, por que penso que um bom livro é aquele que tem marcas de muuuito tempo de leitura com ele! (Mania de bibliotecária! rs)

    http://livrologias.blogspot.com.br/

  5. Ameeeei o post, hahaha
    Super me identificando – e acho que muita gente vai também!
    Quanto à orelha do livro, já briguei até com a minha mãe por causa disso, caso sério. kk
    Tirando cópia desse post agora pra todos os amigos que pedirem livro emprestado, hihi
    Beijos.

    http;//missthay.blogspot.com

Deixe um comentário

