Garota traduzida, por Jean Kwork

Capa linda do livro publicado pela editora Suma de Letras

Capa linda do livro publicado pela editora Suma de Letras

Sabe quando você deseja um livro pela capa e sinopse, consegue achá-lo por um preço incrível e tem certeza de que vai gostar? Foi isso que aconteceu comigo. Super feliz de não ter me decepcionado.

Kim se muda para Nova York com sua mãe, com a ajuda da tia, as duas sem saber inglês. Sua tia tem uma fábrica de roupas onde emprega imigrantes chineses em condições horríveis e as aloja em um apartamento caindo aos pedaços, sem até mesmo aquecedor, e com muitos ratos e baratas, em uma área pobre do Brooklyn. Começa então a dupla jornada de Kim, de dia ela vai a escola enfrentar seu completo desconhecimento da língua e a noite ela ajuda a mãe na fábrica a cumprir os prazos de entrega. Ela supera o preconceito do professor, desafia a incredulidade dos colegas que dizem “que não existe trabalho infantil nos EUA” e se mostra uma aluna dedicada. É através da educação e cultura chinesa que ela e a mãe conseguem superar tantos obstáculos e ter esperanças. As duas passam por muitos problemas, um dos maiores e que dificulta tudo é a inveja da inteligência de Kim que a tia tem.

Kim enfrenta todas as privações e dores do dia a dia em silêncio, mas de tão inteligente e dedicada, consegue ajuda de muitas pessoas que reconhecem seu talento. Em vários momentos me surpreendi com o desenvolvimento da história e isso foi muito bom. A narrativa da autora é tão leve que flui junto a ingenuidade da protagonista.

Meu lado pé no chão que vem aflorando ultimamente e fugindo dos livros de fantasia adorou saber que a história foi inspirada na vida da própria autora que se mudou cedo de Hong Kong para os EUA e que este livro retrata ainda a dificuldade de tantos imigrantes, não só chineses, que vão tentar o sonho de vencer na vida no Primeiro Mundo.

Kim, ao mesmo tempo ingênua no alto dos seus 11 anos, tem também uma personalidade forte e decidida, ela promete a si mesma e a mãe uma vida melhor e foca nisso de uma forma que te toca e inspira. Ao passo que vai crescendo, acompanhamos todo seu amadurecimento e suas conquistas. No final eu não sabia se ria, se chorava ou se suspirava, a autora foi fantástica na construção dos elementos tão reais dessa história.

Vários pontos são destacados no livro, como o bem ao próximo, amor à família, disciplina e fé. Foram essas coisas que fizeram com que Kim alcançasse seu sonho, deixando de lado até o amor da sua vida, e que torna o livro tão encantador como deveria ser ao retratar uma história tão delicada. É um dos livros que eu me sinto agradecida por existir e por ter na minha estante.

A capa é linda, o enredo é inspirador, consegui ainda fazer relações com a minha própria vida ao ir pra cidade grande e enfrentar o mundo para tentar algo a mais, e o final “felizes para sempre” tem uma forma tão humana, tão questionador que não tem como fechar o livro sem sensação de dever cumprido.

  1. Pingback: 7 livros sobre imigração para ler | Livro do dia

  2. Oi,
    tudo bem?
    Nossa, para mim foi o contrário. Eu vi essa capa acho que na mesma promoção que você (risos….). mas não me atraiu nem um pouco. Entretanto, ao ler sua resenha, percebo que fiz um julgamento precipitado, o livro parece ser muito bom, relatando uma história real, infelizmente.
    Gostei da resenha, parabéns.
    beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  3. Que lindo! Adoro livros inspirados em histórias reais.
    A capa realmente chama a atenção.
    Gostei!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

  4. Lucas

    Olá,
    Não conhecia esse livro, mas a medida que ia lendo sua resenha, fui criando enormes expectativas, do tipo: “quero para hoje!”. Também achei essa capa, muito bonita! (;
    Ótima resenha.
    Lucas – Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

Deixe um comentário

