A Esperança (Jogos Vorazes #3), por Suzanne Collins

Capa nacional do livro, publicado pela editora Rocco

Capa nacional do livro, publicado pela editora Rocco

Eu sinto uma coisa tão boa quando finalizo alguma série que eu não sei nem explicar. Evitei esse terceiro livro como diabo foge da cruz, eu sabia que não ia gostar, já sabia de uma coisa horrorosa que acontecia por causa de um spoiler abusado e evitei até não poder mais.

E, confesso, não foi tão ruim quanto eu esperava. Claro que nem o primeiro muito menos esse vai se comparar a Em Chamas, o segundo volume da série, mas não foi de todo ruim, achei uma conclusão boa sem muitas perguntas e pontas soltas.

É em A Esperança que Katniss tem a responsabilidade de virar o Tordo e ser o símbolo da luta contra a opressão em Panem. Então ao longo do livro há um questionamento muito grande –e característico- da parte dela, em relação a segurança da sua famíia e das de Gale e Peeta. Não vi mais amadurecimento da Katniss desde o que ela alcançou na primeira vez na arena, desde Em Chamas ela fica muito “Peeta ou Gale, Peeta ou Gale, Peeta ou Gale?’”, se esquecendo um pouco até do motivo dela ter se voluntariado: a irmã; e do motivo de continuar nessa guerra contra a Capital: a liberdade de todos. Então continuo com a minha opinião de que não é necessário colocar romance numa história para conquistar, muito menos triangulo amoroso, acho que isso afasta do objetivo (que acredito que seja): a imagem de mundo destruído em si.

Como em todo final, tem-se muitas reviravoltas e coisas inesperadas. Suzanne Collins também adora uma matança. A ação fica por conta da guerra nos distritos e a maldade do Presidente Snow. Guerra esta que não tem muita participação da Katniss devido à sua posição de Tordo, fiquei decepcionada em muitas partes porque ela é a heroína da história, é mulher, decidida, não devia ficar na retaguarda e mostrar medo (humanizando personagens desde sempre)!

Por ser um YA, acho que a mensagem de coragem e luta por um objetivo é bem clara e ótima para o público alvo. Gosto muito de ver distopias atuais tão boas quanto às antigas e clássicas.

Agora é esperar a adaptação, esse livro será dividido em duas partes. Isso virou mania no cinema, né?! A adaptação de Em Chamas ficou muito boa e sem comparação com Jogos Vorazes, espero que esse seja tão bom quanto, apesar de ser menos empolgante.

  1. Minha ansiedade para terminar a trilogia JV já não cabe em mim. Sério, só falta tempo para eu pegar esses livros e devorar.
    Espero não me decepcionar, ultimamente essas trilogias estão acabando comigo…

    Um beijo,
    Luara – http://www.estantevertical.com.br

  2. Pra falar bem a verdade, faz um ano por ai que li esse livro e até hoje não sei se gostei do que a Suzanne fez. Em alguns momentos eu fico, tipo: Foi muito bom, não gostei de algumas mortes e atitudes, mas foi uma ótima conclusão; já em outros momentos eu fico: WTF? A Katniss fica mais no hospital que em qualquer lugar! E que droga é essa de ela tratar o Peeta daquele jeito???
    Bom, deu pra ver a confusão que é a minha cabeça em relação a esse livro. Mas, acho que no geral é uma bom desfecho e que o não me agradou também foi esse desfoque da Katniss e ela só tentando escolher entre os dois, além disso eu não gostava que ela não queria, com todas as forças, ser o Tordo e não estava nem ai (na maioria das vezes) com o que acontecia com os outros, ela só queria saber dela e da irmã… Como diz uma amiga minha: Desde que a Prim esteja bem a Katniss não tá nem ai pro resto hahaha
    Beijos!

  3. Simplesmente AMOOOO a série e esse último livro é de tirar o fôlego! Me faz amar e odiar a autora ao mesmo tempo! hauahauahua… Beijos =***

  4. Oi.

    Eu vi o primeiro flime e tive que ler os livros, li todos e adorei, apenas não gostei do final, mas fazer o que né?. rs

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

  5. Sempre me emociono com qualquer menção a Jogos Vorazes… Eu simplesmente me apaixonei por esse livro, foi o que me fez começar a gostar de distopias. Estou louca para ver o novo filme!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

Deixe um comentário

