O Chamado do Cuco, por Robert Galbraith

Participo de um grupo no facebook, o Buddy Read, em que lemos um  livro por mês, escolhido por votação. Praticamente um clube do livro, o livro é dividido em  várias partes e por semana comentamos cada uma delas. É o segundo mês que participo, em janeiro li O senhor dos Anéis – A sociedade do anel (yay! não escrevi nada sobre ainda porque estou esperando inspiração para não ser tão convencional haha) e esse mês O Chamado do Cuco, escrito por Robert Galbraith…quer dizer, J.K Rowling. Todos sabem que vazou a noticia do pseudônimo da autora assim que ia ser lançado o livro, né? Pois é, parece que estão rolando alguns processos.
o-chamado-do-cuco
Enfim, acabou se tornando um livro ótimo, a escrita é boa, li num piscar dos olhos. Uma madrugada que eu já não aguentava mais, meu sono já doía, eu desisti e fui dormir. Mas já acordei pegando para ler o restante. Gostei muito, é um típico romance policial: a secretária interessante que toma iniciativas e se torna fundamental em várias coisas, um detetive perdedor com alguma história anterior e um suspense que vai se desvendando na cabeça do protagonista, mas que só é revelada a nós, secretária e leitor, no final. Gostei também de ter personagens negros e mulheres em posição de poder. Mas enquanto eu lia, me peguei lembrando em vários momentos que quem escreveu foi a J.K. Rowling, e não Robert Galbraith. Justamente porque eu detestei Morte Súbita e só li o primeiro livro de Harry Potter ano passado, já velha. A partir disso comecei a me questionar o quanto eu posso separar o autor da leitura enquanto estou lendo.
Conhecer o autor (que talvez eu ame ou odeie) influencia no quanto eu goste do livro? Isso é uma coisa ruim? Por exemplo, li todos os livros públicados do John Green (Tio Jão), exceto aquele livro de contos de natal lá que eu não conto, e não gostei tanto de Cidades de Papel quanto gostei de Quem é você, Alaska?. Posso dizer que a leitura do primeiro foi lenta e cansativa, achei até infantil demais. Mas é John Green! Sempre indico livros dele porque ele é simplesmente ele, pela pessoa e pela forma de escrever.
Pelo fato de ter sido uma leitura de ebook, não tive aquela experiência de ler o nome Robert Galbraith no lugar de J.K Rowling toda vez que abria O Chamado do Cuco, mas eu tentava o tempo todo desassociar das minhas leituras anteriores, principalmente Morte Súbita. Assim como em vários detalhes dá para imaginar uma mulher escrevendo, não um homem (o que pode parecer sexista, em alguns momentos, mas faz diferença em muita coisa para mim!).
E você, o que acha? Seu amor por algum autor em particular influencia no quanto você gosta ou não de um livro? É uma questão que você nem presta atenção? Você continuaria comprando livros de um autor mesmo que sua ultima obra tenha sido ruim?
Obs.: O segundo volume já tem capa o título Silkworm (bicho de seda, em tradução livre), lança em junho lá fora e novembro por aqui, pela Editora Rocco. Ansiosa por mais Robin e Strike!
  1. Eu gostei de O Chamado de Cuco e adoro a JK Rowling – sou super fã dos livros do Harry Potter. Mas não acho que dá para comparar o estilo de escrita dos livros de HP com esse – mesmo porque o público alvo é diferente. Eu não li Morte Súbita, esse foi o primeiro livro para adultos que li da Rowling. Eu acho bem difícil um autor SÓ escrever livros bons – sempre terá algum livro ruim. Mas o que isso legal é que a Rowling está tentando fazer algo diferente, sair da sombra de ‘a escritora do HP’. Eu acho que ela está no caminho certo com esse livro/série. Estou bastante curiosa para ler o segundo livro da série 🙂 E vc precisa continuar a ler HP – a série fica melhor a cada livro!

  2. Oi!! Te indiquei no Top Posts dessa quinzena lá no blog! Dá uma passada lá!
    Eu adorei o Chamado do Cuco… a questão da autora… bem, eu detesto Harry Potter, então poderia ter um baita pé atrás, mas resolvi testar e não me arrependi.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

Deixe um comentário

