Últimas leituras

Agosto foi mês de férias e eu muito feliz achei que ia estourar as metas de leitura. Mentira, não achei, justamente porque iria viajar quase o mês todo. Mas até que fui bem.

  1. Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marquez: início do mês finalizei esse clássico, afinal estava indo para a Colômbia, eu tinha que conhecer mais sobre a literatura que vinha de lá. Sei lá, tenho essas doideiras.
    O livro conta 100 anos, de geração a geração, todo o sofrimento de uma família de Macondo, cidade imaginária criada pelo autor. Que eu achei que teria um “Q” de Colombia. Não achei, pelo menos.
    Todo mundo já ouviu falar, certamente, mas só quem lê sabe o que realmente é esse livro. Ainda não acredito como esse homem não se perdeu com nomes de tantos personagens, nomes quase sempre repetidos. Eu tive que apelar para a arvore genealógica da família que tem aí na internet, já que a edição que li não tinha. Confesso que a leitura foi bem arrastada em várias partes, mas gostei da minha introdução ao realismo mágico de Gabo, tanto é que li outro dele durante a viagem.
  2. Eva – Ana Carey: Li todo no primeiro dia de férias, foi aí que achei que ia prosperar demais, literariamente falando. Leitura muito fácil e rápida, é uma distopia que conta a historia de meninas que são criadas completamente isoladas de homens, inclusive são ensinadas que eles são maus e perigosos. São criadas assim para serem parideiras e as procriações serem controladas. Gostei porque toca muito na questão atual (que vem desde dos tempos primórdios) de como a mulher deve se comportar socialmente, do que deve saber para ser aceitável. Tem também, além de romancezinho, sororidade. Não foi o melhor livro da vida, mas distraiu e leria o segundo volume da trilogia.
  3. Destemida – Jessica Watson: Esse eu comecei no primeiro dia de viagem e terminei no ultimo. Jessica Watson quando tinha 16 anos velejou 210 dias sozinha ao redor do mundo sem paradas. Timing perfeito porque eu estava indo viajar sozinha! Isso fez com que eu me identificasse muito com várias partes do livro, principalmente o descrédito de todos que ela conhecia quando disse que faria isso sozinha. Bom, você é mulher-jovem-desprotegida-indefesa, então não pode se arriscar pelo mundo afora. Aiai linda sociedade que vivemos.
    Mas em geral achei o livro bem técnico e uma transcrição do diário que ela mantivera durante toda a viagem.
  4. Do amor e outros demônios – Gabriel Garcia Marquez: Intercalado com Destemida, eu o li principalmente em Cartagena, onde parte do livro é inspirado. Nem é preciso dizer a delícia que foi. Li nas muralhas, na praia e em um café charmosíssimo com nome Sierva Maria, personagem principal do livro ❤
    Enquanto trabalhava como jornalista, Gabriel García Márquez foi encarregado de cobrir uma reportagem em Cartagena, em 1949, onde acontecia a remoção de criptas funerárias do Convento de Santa Maria. Anos depois, o escritor escreveu o romance “Do amor e outros demônios”. Nele, primeiramente, somos apresentados à protagonista Marquesa Sierva Maria de Todos los Ángeles, menina mordida por um cachorro com raiva e considerada endemoniada pelos habitantes de seu vilarejo, devido ao seu contato com escravos e orixás. Após a notícia de seu encontro com o animal raivoso chamar a atenção da Igreja, ela é deixada em um convento por seu pai, para que possa receber um “tratamento divino” apropriado. Encarcerada e mal-tratada pelas freiras do convento, Sierva Maria está sob os cuidados do Padre Cayetano De Laura, que apaixona-se pela menina e promete tira-la de lá. Achei delicadíssimo a forma como ele descreve toda a obra e o meio que envolve a pequena Sierva Maria, mesmo em tão poucas páginas.
    O romance trata também de religião e preconceito religioso, de como isso afetava e afeta a vida das pessoas. A religião africana deu um toque a mais no livro 🙂 Menos complexo que Cem anos de solidão, esse livro me encantou mais, tanto pelo ambiente em que o estava lendo, quanto pela história.

Agora fotos de momentos dessa viagem que foi linda:

11374075_1623472287901829_1902927310_n

Lendo Do amor e outros demônios em Sierva Maria, um café muito fofo em Cartagena, Colombia 🙂

11326255_1050431698309681_821170757_n

Lendo vendo o por do sol na cidade amuralhada, em Cartagena ❤

11849205_1633680073516153_508504905_n

Lendo Destemida em mar caribenho. Desculpa 😀

Anúncios

  1. Pingback: Livros Feministas para Mães – Dicas de presente | Livro do dia

  2. Pingback: Meu mundo no e-reader: por que ter um vale a pena? | Livro do dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: