Restaurando/limpando livros – Como tirar cheiro forte dos livros em casa

Um dos posts mais visualizados aqui no blog é o de restauração e limpeza de livros. Resolvi então fazer um outro falando de como tirar aquele cheiro forte deles, pois os últimos livros que comprei em sebo vieram bem empoeirados e fedidinhos. Eu gosto sim de cheiro de livro velho, mas tudo tem um limite, não preciso desenvolver um alergia já nessa idade, né?

Reuni algumas duas dicas achadas na internet, todas foram testadas medo e deixo aqui as minhas impressões.

Usei dois livros que achei que tinham mais cheiro. Eles já haviam sido limpos por fora com acetona ou água sanitária assim que chegaram em casa e não achei necessário usar a lixa nas páginas. Para retirada do cheiro foram utilizados:

20150921_205555

  • Lenços umedecidos – Achei indicação de uso de folhas de amaciante entre as páginas, porém não tinha e o tempo urge, então utilizei lenços umedecidos. Assim que coloquei as folhas molharam e fiquei um pouco desesperada, mas logo secaram, pois são umedecidos e não encharcados, não é mesmo? Eles devem ser deixados por vários dias, dependendo da força do cheiro. O livro é grossinho, portanto coloquei várias entre as páginas, sem regra.
    E aí, deu certo? Acredito que deveria ter colocado mais folhas com intervalos maiores, pois o livro era grosso, e então o cheiro ficaria menos forte. Mas mesmo assim deu uma amenizada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Bicarbonato de sódio – é um ótimo desodorizador e um produto utilizado em limpeza de várias coisas, inclusive armário/estante de livros (para preservar o conjunto todo parece que é legal utilizar ainda cal virgem (ótima desumidificadora) e carvão vegetal (que atua também como repelente de traças e cupins) junto com o bicarbonato. Cada um em potes separados espalhados pela estante).
    Nesse caso o bicarbonato deve ser polvilhado nas páginas do livro. Se for um livro muito grosso, polvilhe a cada poucas páginas. Deixe-o aberto por alguns dias e depois retire com um pincel ou com a palma da mão. Não é indicado sacudir o livro. Tenha pena da lombada do seu querido livro.
    Se achar que o cheiro persiste, pode repetir o processo.
    E aí, deu certo? Bem legal, retirou o cheiro, já que o desse livro não era muito forte.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DICA BÔNUS: A Saraiva e outras livrarias tem uma mania bem ridícula de colocar uma etiqueta atrás do livro quando é para presente, com a data da compra para que a pessoa possa trocá-lo depois. Essas ridículas são muito difíceis de tirar, porque ficam direto na capa do livro e estraga, rasga. Uma tristeza.
Adaptei uma das dicas que achei pesquisando e utilizei óleo de coco (aparentemente pode ser qualquer óleo essencial) em um vários pedaço de algodão. Foi mais fácil de retirar e ficou sem resíduos. Mas atenção: cuidado para não deixar transferir para as laterais das páginas, óleo nelas não deve ter um resultado legal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Espero que seja útil e me digam se testarem.

Anúncios

  1. Pingback: Restaurando/limpando livros em casa | Livro do dia

  2. Pingback: Dicas para ler barato | Livro do dia

  3. Eva Camargo

    Ual, adorei as dicas, vou usa-las em alguns velhinhos aqui em casa.
    Super parabéns pelo blog, ele é incrível! Super beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: