Início do Projeto Lendo Casa-grande & Senzala, do Gilberto Freyre

Casa-grande & Senzala, em 1933, quando teve sua primeira edição publicada, foi mais do que uma redescoberta da nação brasileira, representou uma espécie de fundação do Brasil no plano cultural, como observou Darcy Ribeiro. Valorizando o papel do negro na história brasileira, exaltando a miscigenação racial, desmistificando preconceitos e reconhecendo a originalidade de nossa cultura, Gilberto Freyre revolucionou a historiografia.

Com uma linguagem que em muitos aspectos se aproxima da literatura e, por vezes, com um tom irreverente, Gilberto Freyre abalou o meio intelectual dos anos 1930 com este livro ao apresentar, por meio de uma sólida pesquisa em arquivos e bibliotecas do Brasil e do exterior, a miscigenação racial como uma vantagem da sociedade brasileira. Esse posicionamento era bastante polêmico não somente no Brasil como também no exterior, visto que no mesmo ano de 1933, Adolf Hitler assumia na Alemanha o posto de chanceler do III Reich, propagando a doutrina da raça ariana pura. (Fonte)

Alvo de críticas boas e ruins, esse foi o livro escolhido para o primeiro Projeto de Leituras aqui do blog e você está convidadx a participar comigo ❤

A minha edição é a de comemoração de 80 anos do livro, publicado pela Editora Global em 2003, sendo a 51° edição. Esta edição traz a apresentação escrita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além da revisão das notas bibliográficas e dos índices onomástico e remissivo. Ele é dividido em quatro partes e a partir do sumario montei um calendário de leitura de 5 semanas. São728 páginas e aproximadamente 150 páginas por semana. No final de cada semana, eu postarei o diário de leitura com apontamentos sobre a parte lida.

sumario projeto casagrande

Espero que seja proveitoso e educativo pra mim e todo mundo que acompanhar. Através da tag #LendoCasaGrandeeSenzala, no instagram (@bloglivrododia) e na página do facebook do blog, você acompanha todas as minhas atividades relativas ao projeto e, claro, aqui no blog pelos posts semanais.

Onde comprar o livro:

Casa-Grande & Senzala

(Comprando o livro pelo link você ajuda o blog a crescer)

Assinatura

Anúncios

Um Comentário

  1. Pingback: Links imperdíveis da semana #1 | Livro do dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: