Links Imperdíveis da Semana #4

Fechando um ciclo de um mês e com muita coisa legal ❤

  1. A Giovana Xavier, da Preta ‘Dotora’, fala da naturalização do trabalho subalterno das mulheres negras e relata um caso onde, em uma livraria na zona sul do Rio de Janeiro, uma vendedora disse que ela não poderia pagar por um livro caro; além de problematizar a reunião de autores e autoras negras em uma ‘mesinha’ que organizaram de África, mesmo que eles não fossem africanos.
    .
    Jamila The Teenage Terminator by ~jinfeng. Uma simples imagem que me inspirou na criação dum universo inteiro…
    .
  2. Essa semana resenhei sobre Universo Desconstruído, uma antologia de contos de ficção científica feminista, que é bem interseccional e me lembrei de um texto sobre Afrofuturismo muito bom. Esse é um movimento estético, político e crítico plural e multifacetado. A característica em comum das obras afrofuturistas é uma narrativa alternativa e fantástica para as experiências das populações negra no passado, no presente e no futuro. Ou seja, combina elementos de afrocentricidade, ficção científica, ficção histórica, ficção fantástica e realismo mágico-animista com cosmologias de inspiração africana, com o intuito de denunciar os preconceitos atuais sofridos pelas pessoas negras, bem como questionar, reimaginar e reinventar os eventos históricos do passado.
     .
  3. Aline Valek resenha sobre Alif, o Invisível, livro escrito pela americana G. Willow Wilson mas, principalmente, fala das possibilidades invisíveis da literatura e do papel ativo que o leitor exerce na construção da literatura. Por mais que o autor prepare uma história cheia de camadas, a história vai ter a profundidade que o leitor der para ela. Bem legal!
    .book cover.png
    .
  4. A gente gosta bastante de uma bela capa de livro, né? O Book Cover Archive, criado pelos criativos e inquietos – como eles se autodenominam – Ben Pieratt e Eric Jacobsen, reúne as mais variadas obras de arte estampadas em capas de livros. Como uma biblioteca virtual, o site tem procura por títulos, designers, ilustradores, fotógrafos e até mesmo pelas fontes usadas nas letras. Me perdi nessas capas ❤
    .
  5. Quer publicar um conto ou com crônica? A Editora Malê criou o Prêmio Malê de Literatura para jovens escritores negros. Poderão participar jovens que se auto declaram negros e negras com idades entre 15 e 29 anos, que devem inscrever seu conto ou crônica com conteúdo inédito em língua portuguesa. As inscrições são gratuitas e estão abertas desde 01 de março e se encerram em 31 de maio de 2016. Maiores informações no site da editora.

 

 

>Clique aqui para ver outros links imperdíveis <-

Bom domingo e boa semana :*

Assinatura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: