Como montar um caderno de leituras

O último post (que faz tempo) foi resultado de um achado de uma resenha antiga feita em papel que estava no fundo da gaveta. Daí eu pensei: por que não? Porque não continuar escrevendo assim que terminar, ali na hora; por que não escrever minhas impressões ao longo da leitura?

Eu já vinha em um processo de fazer meus próprios cadernos porque eu achava que dava, porque eu amo artesanato e também porque eu sempre arranjo umas ideias doidas. Foi juntando isso ao fato de querer escrever e rabiscar mais que montei um caderno de leitura (além de um de organização e um journal para registrar o dia a dia. Eu e as ideias doidas né?)

Mas hoje eu vim trazer o meu caderno de leituras, como eu organizo e uso.

caderno de leitura-diy

COMO EU USO

Pensei muito em fazer um já com as seções pré-determinadas, mas isso me limitaria muito, então resolvi fazer em um formato livre em que pudesse decidir quantas folhas eu quisesse para cada parte. São 8 seções e eu as dividi com etiquetas adesivas, mas o ideal seriam flags de papel, o que facilita na hora de escrever. Elas são:

  1. Livros lidos – é sempre bom listar e enumerar e ver que você já leu tudo aquilo! É palpável, sabe? Ás vezes acho bem distante quando coloco só no Skoob;

    caderno de leitura-diy2

  2. Livros novos – essa parte pode ser um pouco desesperadora se você não deveria estar comprando tanto livro;

    caderno de leitura-diy3

  3. Venda/troca – tenho trocado e vendido meus livros através de grupos do Facebook e pelo Skoob. Portanto nessa parte eu coloco os livros disponíveis e o endereço da pessoa que eu enviarei;

    caderno de leitura-diy4

  4. Planejamento – dentro de planejamento tenho:

4.1. coisas do blog – ideias, posts planejados, datas comemorativas que eu queira fazer post especial etc; e

caderno de leitura-diy7

4.2. desafios/projetos do ano

caderno de leitura-diy5

Coloquei uma frase para me inspirar a ser mais organizada

 

  1. Diário de leitura – aqui vou escrevendo minhas impressões ao longo da leitura, já que tenho pena de escrever no livro. No final consigo fazer uma resenha melhor.

    caderno de leitura-diy8

O QUE EU USO

Aqui você deixa sua imaginação livre e começa a enfeitar tudo. Pode usar post-it, canetas coloridas, recortes de revista, lápis de cor normal e aquarelável, além de suas habilidades artísticas para desenho (eu não tenho).

caderno de leitura-diy9

QUAL CADERNO EU USO

Ah, sem deixar de falar, é claro, no caderno. Eu uso o que eu mesma fiz e acho que o tamanho e o peso são ideais para eu levar na bolsa (é um tamanho A6), não é pautado, o que me deixa livre para desenhar, escrever aleatoriamente, puxar setas e tal. Além da capa ser maravilhosa. Sério, sou apaixonada e nem curto tanto rosa assim! Ele tem capa dura e é forrado com tecido 100% algodão.

caderno de leitura-diy10

Como eu falei, gosto muito de artesanato, então resolvi investir em alguma coisa que me dá prazer. Abri então uma loja online de sketchbooks, feitos à mão um a um, com muito carinho. No Preteliê você os encontra com costura exposta copta, como esse que uso como caderno de leituras, e brochura. Aliei ainda o bordado, que é uma coisa que gosto muito também e aprendi quando criança. Está sendo muito divertido fazer costuras em papel.

Você ainda pode customizar como quiser, lá no site tem um link para formulário 🙂

Estão à venda também porta post-its e flags que são a coisa mais fofa! Essas capinhas dão um charme a mais nas marcações dos livros e dos próprios caderninhos e quando acabar você pode reutilizar colando mais um bloquinho.

E, caso você tenha curiosidade, Preteliê foi um nome inventado pelo lindo do meu namorado. A gente se chama de preto e preta e eu amei o nome na hora. Nada mais justo que usar um nome dado por ele, já que boa parte das coisas só foram feitas com a ajuda dele ❤

Espero que gostem dos cadernos e que inspirem a escrever e ler mais.

Você pode comprar aqui: www.pretelie.iluria.com

E ver novidades e inspirações aqui: instagram.com/opretelie

Para saber mais rápido ainda das novidades se inscreva na newsletter AQUI.


E me diz, você costuma se organizar assim anualmente?

  1. Val

    Olá!
    Recomendei este post lá no meu blog!
    Adorei. Beijos!!
    http://1pedranocaminho.wordpress.com

  2. Pingback: Resumo da semana – 10/07/2016 – Uma pedra no caminho

  3. Vinícius Torres

    MEU DEUS QUE LINDO! Ficou tão fofo! Eu também amo colocar minhas mãos pra trabalharem nessas coisas, acho que no fim o resultado fica bem mais a nossa cara 🙂
    Aliás, que letra linda hein? Parabéns!
    https://escrevendoquemaltem.wordpress.com

Deixe um comentário

